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MODA

Glamour, sim. Mas com muito trabalho!

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Cursos de moda e estilismo do Senai-PR capacitam alunos a gerenciar todo
o processo industrial da moda, do estilismo à distribuição

Uma idéia na cabeça, uma prancheta na mão e um desejo poderoso de brilhar nas fashion weeks. Para muita gente, estes são os ingredientes básicos de um estilista de sucesso. Quem “rala” com moda, porém, sabe que o talento criativo é apenas um dentre os muitos elementos obrigatórios para chegar a vestir modelos como Gisele Bündchen e Heidi Klum. Sem competência, não há Glória Coelho que sobreviva. “A profissão exige conhecimentos que vão da psicologia do consumidor ao domínio de processos têxteis”, explica Annelise Vaine, coordenadora da área de Estilismo e Moda do Serviço Nacional da Indústria no Paraná (Senai-PR). Esses conhecimentos são estratégicos para aumentar a produtividade e sofisticar os produtos – e, com isso, ganhar mercados.

Atualmente, o Senai oferece um curso técnico em nível pós-médio e uma pós-graduação para a formação de profissionais para o setor de moda. Estes cursos possuem uma carga horária elevada e disciplinas que abrangem desde o desenho técnico de moda à informatização de sistemas de confecção. Além disso, a cada semestre são oferecidos cursos de curta duração e oficinas sobre temas como história da indumentária, fotografia de moda e práticas de design. Alunos do curso técnico de estilismo de confecção industrial, conta Annelise Vaine, já ganharam prêmios nacionais e internacionais. É o caso de Stephanie Schafer, 19, que neste ano venceu a “Olimpíada do Conhecimento” – a maior competição do ensino profissionalizante do país, promovida pelo Senai – na categoria “Design de Moda/Vestuário”.

Segundo Stephanie, que se gradua ainda no primeiro semestre de 2006, o interesse pela moda surgiu há pouco mais de dois anos, quando ela assistiu a um desfile. “Eu havia pensado em fazer vestibular para Design, mas me interessei muito pela área de moda. Depois, procurei o Senai, participei do processo de seleção e comecei o curso”, explica. Duas mil horas-aula depois, seus conceitos sobre o trabalho com moda mudaram radicalmente: “A moda é muito maior do que eu pensava, não é diversão. E estilista não é quem fica só desenhando as peças, é um profissional muito mais completo.” Stephanie já recebeu propostas de trabalho, mas pretende se formar e fazer vestibular para Administração ou Jornalismo – e, depois, quer seguir trabalhando com moda.

Pós-graduação
A pós-graduação lato sensu em Moda e Gestão do Senai iniciou em março sua primeira turma. O curso inclui as disciplinas de Desenvolvimento de Produto & Coleção, Mar-keting Estratégico, Consumo Contemporâneo, Competitividade e Gestão Estratégica de Negócio. Segundo Annelise Vaine, o objetivo é formar pessoas capazes de gerenciar todo o processo industrial da moda, do estilismo à distribuição. Entre os professores está Dario Caldas, sociólogo considerado o mais importante especialista em tendências do Brasil.

Mais informações: Tel. (41) 3271-7777; Site: www.pr.senai.br

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